Gestão Ambiental

gestão ambiental

Gestão Ambiental

O consumo desenfreado da sociedade levou à necessidade de repensar a relação entre homem e meio ambiente. Nesse contexto nos comprometemos em conciliar economia, meio ambiente e sociedade.

Gestão Ambiental é a área que cuida das relações existentes entre o ser humano e o meio ambiente. Mais do que isso, é um sistema de administração empresarial que foca na sustentabilidade.

Na prática, isso significa que a Gestão Ambiental utiliza métodos e práticas de administração que buscam reduzir o impacto ambiental. Uma empresa ou organização que utiliza a Gestão Ambiental sempre realizará as suas atividades econômicas de forma sustentável, respeitando os recursos naturais.

Ela está normatizada segundo os critérios da ISO (Organização Internacional de Normalização), uma instituição que regulamenta normas e processos de fabricação, comércio e comunicação. Todos os aspectos relacionados ao meio ambiente estão descritos nas normas ISO 14000, sendo a parte de gestão nas normas ISO 14001 e 14004.

Há inúmeros motivos pelos quais a Gestão Ambiental torna-se importante para uma empresa.

Empresas que adotam a Gestão Ambiental passam a evitar desperdícios e a reutilizar materiais que, até então, eram descartados. Além disso, os gastos com multas também diminuem, já que a empresa deixa de sofrer por descumprir leis ambientais. Com isso, os custos são reduzidos e a lucratividade é beneficiada.

Ao adotar a Gestão Ambiental, uma instituição associa a sua imagem à preservação do ecossistema. Com isso, a aceitação por parte do público aumenta, e os produtos passam a ser ainda mais consumidos. E o mais importante: tudo isso é feito de forma íntegra e genuína, pois a empresa realmente está tomando medidas em prol do meio ambiente.